Tradição

 "A tradição é um indispensável factor de ensino e de conhecimento. Sem a transmissão verbal, de boca a ouvido, nenhuma doutrina moral, política ou religiosa poderia manter a relação da razão individual com o texto escrito. A tradição recebida é que nos habilita a reconhecer a autoridade.

 Caracteriza-se a filosofia "moderna" pela acentuada suspicácia quanto à tradição, e tal carácter aparece descrito no Discurso do Método de Descartes. O pensador francês rompeu definitivamente, não com o argumento de autoridade, que é o recurso ao autor em caso de dúvida, mas com o argumento de tradição, garantido apenas pelo magister dixit. Este método, ou preceito, de só aceitar como verdadeiro o que estiver em conformidade com a razão individual, parte do egoísmo para o agnosticismo, negando assim a vida religiosa.

 A refutação das tradições recolhidas nos escritos da Antiguidade é seguida de revisão minuciosa do que nos é dito por contemporâneos e antepassados. Perante os contemporâneos. estaremos sempre com receio de que, por motivos vários, nos queiram enganar; perante os antepassados diremos que a ciência deles era ainda imperfeita, porque gerada em época de trevas, superstições e crenças irracionais. Teremos assim de construir pelo nosso esforço uma nova enciclopédia do saber."_ Álvaro Ribeiro, A Arte de Filosofar, Lisboa, Portugália, 1955, pp.135-136.

Comments

Popular posts from this blog

O que é a Dúvida Metódica?

O que é a ideologia?

Alegoria da Caverna